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Quais os procedimentos básicos ao entregar uma casa alugada?

O momento da entrega do imóvel alugado costuma ser tão tenso quanto o de aprovação da locação. Isso ocorre porque existe a possibilidade do proprietário realizar cobranças que podem prolongar e retardar o processo.


Para evitar problemas durante a entrega da casa ou apartamento, é importante seguir alguns procedimentos básicos. Um deles é solicitar o desligamento de eventuais serviços que estejam no nome do locador.

Entre em contato com operadoras de telefonia fixa, internet e TV a cabo, bem como com distribuidoras de energia elétrica, água e gás, e desvincule o fornecimento do imóvel em questão.

No caso especial das contas de energia elétrica e água, providencie a cópia das três últimas faturas que deverão ser entregues para o proprietário e/ou imobiliária, para comprovar a quitação de débitos.

Se o IPTU do imóvel e condomínio forem de responsabilidade do locatário, separe também cópias do comprovante de pagamento da dívida. Ao entregar esses demonstrativos e encerrar o contrato de aluguel, solicite à imobiliária ou proprietário um termo de quitação de débitos, para comprovar que não há pendência alguma, evitando cobranças indevidas no futuro.

Outro procedimento a ser adotado é verificar se a estrutura interna da casa está em boas condições, sem danos causados pelos moradores. Eventuais problemas gerados devido ao manuseio contínuo de portas, janelas e torneiras devem ser reparados.


Ademais, leia o contrato de aluguel de imóveis em Curitiba antes de entregar as chaves. Muitas vezes, o próprio documento menciona quais são os reparos que o locatário deve fazer para não ter problemas ao encerrar contrato.

Dentre os reparos está a pintura do imóvel ou compra de tintas para realizar esse serviço. Se for o caso, cuide desses detalhes com antecedência, para não ser cobrado posteriormente.

Após lidar com esses detalhes e entregar a casa, a imobiliária ou proprietário faz uma vistoria no imóvel. Caso seja constatado algum dano, será cobrado do inquilino o conserto. Tome cuidado: danos existentes antes da chegada do locatário não devem ser cobrados.

Além disso, desgastes causados pelo tempo, como problemas em fiações, encanamentos e rachaduras, são de responsabilidade do proprietário e não do inquilino.