Balneário Camboriú

Campo Magro

Colombo

Curitiba

Itajaí

Matinhos

Piraquara

Sao Jose dos Pinhais

Selecione uma cidade para ver os bairros disponíveis.

Curitiba

Selecione uma cidade para ver os bairros disponíveis.

Balneário Camboriú

Curitiba

Selecione uma cidade para ver os bairros disponíveis.

Para que serve o fiador de um imóvel alugado?

Ao procurar imóveis para alugar em Curitiba, o locatário se depara com uma situação comum, a solicitação de um fiador para dar continuidade ao processo de aluguel.

Mas, afinal, o que é e para que serve um fiador? Trata-se de uma pessoa, sempre com casa própria em seu nome, que entra no contrato de locação como garantia de pagamento ao locador, caso o inquilino não cumpra suas responsabilidades.

Na falta de pagamento do locatário, o fiador tem de honrar esse compromisso e quitar a dívida pendente. A forma mais usual é pagando em dinheiro eventuais débitos.

Caso isso não seja possível, inicia-se um processo para tomar o imóvel do fiador como forma de pagamento. Em alguns casos, é realizada a venda da construção, subtraído o valor que o locatário deve e o restante é devolvido ao fiador, tudo depende do montante pendente.

É justamente por servir como garantia de pagamento que imobiliárias e proprietários de imóveis põem como pré-requisito para o aluguel a existência de um fiador, que evitará que tanto a empresa como o dono do bem locado saia no prejuízo.

Para ser fiador, além de ter um imóvel em seu nome, é preciso que esse bem esteja quitado e no município em que o locatário deseja alugar uma casa. Ademais, o futuro fiador tem de comprovar renda de duas ou três vezes o aluguel, para poder arcar com tal despesa caso seja necessário.


Mesmo que tenha a função de proteger terceiros na falta de pagamento, o fiador também tem alguns direitos que são estabelecidos pela Lei do Inquilinato, garantindo-lhe proteção jurídica.

Caso o locador queira modificar cláusulas contratuais do aluguel, por exemplo, o fiador tem o direito de abrir mão do compromisso, sem receber penalidade jurídica alguma.

Ademais, o fiador também pode declarar falência ou total incapacidade de quitar eventuais débitos do locatário, o que lhe garantirá a posse de seu imóvel. Neste caso, o locador precisa substituir o atual fiador ou a forma de garantia oferecida.

Além do fiador, algumas imobiliárias e proprietários de imóveis também aceitam como garantia o depósito caução (pagamento adiantado da locação) e o seguro aluguel.

Ampla Imóveis em Curitiba Av. Candido Hartmann, 4726 - Santa Felicidade Curitiba, PR CEP 82015-100
(41) 3049-5333 contato@amplaimoveiscuritiba.com.br