Balneário Camboriú

Campo Magro

Colombo

Curitiba

Itajaí

Matinhos

Piraquara

Sao Jose dos Pinhais

Selecione uma cidade para ver os bairros disponíveis.

Curitiba

Selecione uma cidade para ver os bairros disponíveis.

Balneário Camboriú

Curitiba

Selecione uma cidade para ver os bairros disponíveis.

Imobiliárias em Curitiba. Como funciona o trabalho de uma imobiliária?

Quando o assunto é procurar imóveis Curitiba, seja para compra ou aluguel, a imobiliária é sempre o local em que os interessados se dirigem para consultar disponibilidade e valores. No entanto, passar informações sobre imóveis não é a única responsabilidade da imobiliária.


Mas, afinal, como funciona o trabalho de uma imobiliária? Confira aqui um guia completo que traz informações sobre a função desse tipo de empresa e entenda mais sobre o trabalho realizado por ela!


Como funciona o trabalho da imobiliária?


A imobiliária é uma empresa que atua como intermediária entre o dono do imóvel e o interessado na compra ou locação desse bem. Todo o processo administrativo envolvendo a aquisição ou aluguel da casa é de responsabilidade da imobiliária.


Dentre as funções da imobiliária estão a divulgação do imóvel disponível para compra ou locação, inclusive o contato inicial feito com interessados, prestando-lhes informações sobre a casa, sobrado ou apartamento.


Outra responsabilidade da imobiliária é a análise de documentos do pretendente à compra ou locação do imóvel, checando sua idoneidade, com o objetivo de minimizar o risco de inadimplência.


Trabalho da Imobiliária

O desenvolvimento e emissão de laudo de vistoria, realizado quando há interessados em comprar imóvel em Curitiba ou alugar, é outra atividade feita pela imobiliária, atestando as condições da construção. 


Além disso, a imobiliária também elabora contratos de venda e aluguel de imóveis, cuida dos documentos necessários para fechar o negócio, lidando inclusive com questões pós-venda ou locação, sanando dúvidas do proprietário e interessados.


A imobiliária ainda atua no processo de divulgação do imóvel, seja através da colocação de placas na propriedade ou anúncios em jornais, guias, TV, rádio ou internet, visando agilizar a venda ou aluguel da propriedade, atividades que também são realizadas, por exemplo, pela Ampla Imóveis.


Principais vantagens e ganhos com o uso dos serviços da imobiliária


Os serviços prestados pela imobiliária são de grande valia para o proprietário do imóvel e ao comprador / locatário. Ao contar com uma das imobiliarias em Curitiba como intermediária, o proprietário e cliente não precisam cuidar de todos os processos burocráticos da venda ou aluguel do imóvel.


A imobiliária conta com equipes especializadas para cuidar desses detalhes, o que garante maior tranquilidade para o proprietário e ao cliente quanto à credibilidade e legitimidade do contrato e transação financeira.


Ademais, a imobiliária fornece para o dono do imóvel e interessado todo o suporte e esclarecimento necessário para fechar negócio, realizando-o sempre seguindo os requisitos estabelecidos em lei, para evitar posteriores problemas com a transação.


O proprietário do imóvel ainda possui benefícios especiais ao utilizar os serviços da imobiliária, como a redução de trabalho com o processo de venda e locação do imóvel e a otimização de seu tempo.


No caso do aluguel, o proprietário não exerce papel de cobrança, que é feito pela imobiliária. Ele somente recebe o valor pago pelo locatário, menos a taxa administrativa cobrada pela prestação de serviços.


Como a imobiliária ganha?


Os serviços prestados pela imobiliária são pagos pelo proprietário do imóvel a cada transação feita. A imobiliária estabelece uma porcentagem em cima do total recebido pelo proprietário, tanto na venda como na locação do imóvel, sempre considerando os serviços realizados durante a transação até o fechamento do negócio.


Essa porcentagem cobrada é definida em negociação com o proprietário e costuma ser declarada e registrada no contrato de prestação de serviços firmado com a imobiliária e assinado por ambas as partes.


Como ter uma relação saudável com a imobiliária?


Um dos segredos para ter um bom relacionamento com a imobiliária é manter uma comunicação transparente, informando corretamente dados sobre o imóvel, eventuais problemas a serem sanados e dificuldades enfrentadas na venda ou locação da propriedade.


Dessa forma, a imobiliária pode elaborar um plano personalizado de divulgação do imóvel e auxiliar o proprietário na resolução de problemas, de modo a disponibilizar a casa, apartamento ou sobrado no mercado mais agilmente, fechando o negócio com mais facilidade.


Embora a imobiliária seja a intermediária e administradora do imóvel, alguns assuntos e problemas só podem ser sanados com a cooperação do proprietário. Por isso, é fundamental manter um diálogo aberto e objetivo com imobiliária.


No caso do locatário, a comunicação também é importante, assim como o cumprimento de cláusulas estabelecidas em contrato, seja de pagamentos ou preservação do imóvel. Dessa forma, mantém-se uma relação mais saudável entre todas as partes.

Ampla Imóveis em Curitiba Av. Candido Hartmann, 4726 - Santa Felicidade Curitiba, PR CEP 82015-100
(41) 3049-5333 contato@amplaimoveiscuritiba.com.br